Circuito Turístico das Pedras Preciosas

   Localizada no interior de Minas, a maior e mais importante região produtora de pedras preciosas do planeta inspirou o circuito turíst...


   Localizada no interior de Minas, a maior e mais importante região produtora de pedras preciosas do planeta inspirou o circuito turístico que recebe pessoas de todos os países, atraídas pelas gemas comercializadas em centros urbanos ou em feiras específicas, além das belezas, experiências e peculiaridades que cada cidade oferece.
   O Circuito das Pedras Preciosas percorre uma província gemológica, como é chamada uma região que produz gemas em quantidade e variedade muito grandes. No mundo inteiro, 9 dessas províncias são conhecidas, mas a brasileira é a maior em extensão territorial e em diversidade de pedras, o que já foi considerado como uma "anomalia geológica" pelos cientistas da área, tamanha a gama de jóias encontradas!
   No total, 19 cidades compõem o circuito, das quais se destacam Padre Paraíso, onde ainda existem minas para exploração; e Teófilo Otoni, sede da FIPP (Feira Internacional de Pedras Preciosas) e principal ponto de partida para visitas ao garimpo e casas de lapidação.
   As demais cidades também possuem atividades voltadas para esta temática. Caraí, por exemplo, tem inúmeros garimpos que recebem turistas. No entanto, todas elas oferecem muito mais: Novo Cruzeiro é famosa por seu festival da cachaça; Capelinha é a cidade do café; Água Boa conserva o tradicionalismo mineiro e as festas religiosas típicas do interior. Seja na culinária, no artesanato ou nos costumes, cada lugar tem um encanto que lhe é particular.

Cidades que fazem parte do Circuito:


- Água Boa
- Angelândia
- Campanário
- Capelinha
- Caraí
- Carlos Chagas
- Catuji
- Francisco Badaró
- Itamarandiba
- Itambacuri
- Jenipapo de Minas
- Ladainha
- Malacacheta
- Nanuque
- Novo Cruzeiro
- Novo Oriente de Minas
- Padre Paraíso
- Pavão
- Teófilo Otoni

   Nossa expedição por Minas Gerais começa por este circuito, na cidade de Capelinha. O primeiro destino, que precede tantos outros que nos esperam!

Acho que você vai gostar.

6 comentários

  1. Sensacional. Algumas já visitamos durante passagens pelos locais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queremos muito conhecer todas elas, pois pelo que vimos, cada uma oferece algo único do lugar. São todas cheias de maravilhas! Esperamos ter o prazer de conhecê-los pelo caminho também! Já ouvimos falar muito da VERTEC, através do Kennedy, nosso grande amigo!

      Excluir
  2. Muito bom o roteiro, tem coisas para todos os gostos!
    Não percam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Raul! Tem muita coisa para conhecermos, e muitas cidades! Esperamos conseguir passar por todas elas em breve... Mas sem pressa, pra conseguir aproveitar tudo o que oferecem!

      Excluir
  3. Isso aê Vertec e Raul!
    É uma região que so conheço umas 2 cidades. Tá na fila!

    Quanto ao projeto, Thi e Lê, muito massa e as fotos... Lindas!

    Parabéns é boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kennedy, gratidão!
      Estamos adorando a viagem! As experiências têm sido maravilhosas!
      Estamos esperando um convite seu para conhecermos São Domingos do Prata!
      Logo mais voltamos para registrar São Gonçalo do Rio Abaixo!

      Abraço!

      Excluir

Nos acompanhe no Instagram